Gengivectomia: Conheça o Procedimento

Gengivectomia: Conheça o Procedimento

Pessoas que possuem gengivas bem aparentes podem se sentir incomodadas com a aparência de seu sorriso e por isso buscam algum procedimento que possa mudar essa condição. A gengivectomia é uma das opções de cirurgia que é capaz de reduzir e mudar o tamanho da gengiva.

 

Além disso, outra operação que pode ser feita é a gengivoplastia, que também é muito popular entre as pessoas que procuram corrigir essa região bucal. Vale lembrar que ambas as cirurgias têm o mesmo objetivo, mas ainda apresentam algumas diferenças.

 

No blog a seguir você entenderá como funciona a gengivectomia, bem como a sua indicação e o pós-operatório. Boa leitura!

 

Gengivectomia e Gengivoplastia: O que são e principais diferenças

 

A gengivectomia e a gengivoplastia são cirurgias que buscam corrigir a extensão das gengivas. Até mesmo a operação das duas acontece de forma bastante similar, porém cada uma possui um objetivo.

 

A gengivectomia é realizada para reparar a gengiva que está em uma estado causado por alguma complicação, como a periodontite, que é uma doença gerada pelo acúmulo de placa bacteriana, que se transforma em tártaro e logo em uma gengivite.

 

Por outro lado, a gengivoplastia não possui nenhuma relação com as doenças bucais e tem apenas apelo estético. O dentista avalia a gengiva do paciente e realiza a cirurgia que refaz o contorno da mesma.

 

Para quem a cirurgia é indicada?

 

A gengivoplastia, que possui o objetivo estético, é indicada para qualquer paciente que possua uma gengiva mais aparente e deseja então diminuí-la. Vale ressaltar que nem toda pessoa pode realizar a operação por decisão própria, sendo assim necessária uma avaliação de um profissional que vai dar aval ao procedimento.

 

Geralmente, quem busca esse tipo de cirurgia sofre pelo sorriso gengival, que ocorre por conta de um desalinhamento entre os lábios, dentes e gengiva. 

 

A gengivectomia é recomendada por um dentista após a avaliação de um quadro de doença periodontal. O especialista vai indicar a operação para corrigir o excesso de gengiva, também conhecido nesse caso como bolsa periodontal.

 

Como funciona a gengivectomia

 

A gengivectomia é um procedimento simples e feito em pouco tempo. Primeiramente, o dentista aplica a anestesia local para que não haja dor durante a cirurgia. Após então, ele retira a quantidade de gengiva excedente, que geralmente é calculada através de uma sonda.

 

A retirada é através de um corte de 45º em relação ao dente. Esse corte é chamado de apical pela comunidade odontológica. 

 

Pós-operatório 

 

O pós-operatório da gengivectomia é, em geral, tranquilo. Na maioria das vezes o dentista irá te passar todo o protocolo sobre os cuidados após a cirurgia. Dentre as instruções, podemos citar:

 

Sangramento é normal

 

De 1 a 2 dias após a cirurgia, é comum que uma pequena quantidade de sangramento aconteça. Nesse período, o mais adequado é colocar uma gaze úmida sob a origem do sangramento por até 30 minutos. 

 

É ideal que, para evitar maiores complicações e uma maior quantidade de sangramento, o paciente não cuspa, não fume, não ingira álcool e não faça esforço físico por 24 horas. 

 

Não escove os dentes no dia da cirurgia

 

Não é recomendado escovar os dentes no mesmo dia do procedimento, pois isso pode comprometer o procedimento. O dentista responsável pela operação vai explicar quando é possível realizar a higiene dos dentes normalmente. 

 

Inchaço é comum

 

O inchaço após esse procedimento é comum, assim como na maioria das cirurgias. Para diminuir o tamanho do inchaço são recomendadas compressas de gelo.

 

Coma alimentos de fácil mastigação

 

O paciente deve comer alimentos de fácil mastigação nos primeiros dias após a gengivectomia. Uma boa dica é consumir alimentos líquidos ou pastosos, como sopas e sucos naturais.

 

A Gengivectomia dói?

 

A operação costuma não doer pois é aplicada uma anestesia local. Após o procedimento é comum que você sinta um incômodo pois foram realizadas incisões na região das gengivas. Além disso, é comum que a área fique mais sensível.

 

Comparado a outros procedimentos bucais como a retirada do siso, a gengivectomia é bem menos invasiva e por isso têm menos chances de doer. Caso haja dor, o seu dentista pode receitar um analgésico, responsável por inibir o desconforto no pós-operatório.

 

Valor da gengivectomia

 

O valor da gengivectomia depende bastante da condição em que se encontra a gengiva do paciente. No entanto, a fim de estimar um valor, podemos estabelecer o máximo de R$ 800. A gengivectomia é um procedimento, na maioria das vezes, acessível.

 

Realize a cirurgia com bons profissionais

 

A Ortholife é um consultório odontológico localizado em Brasília-DF. A unidade conta com os melhores especialistas na cirurgia de gengivectomia. Assim, o seu procedimento corre tranquilamente por um valor justo. 

 

A clínica realiza os serviços de Harmonização Facial, Ortodontia, Endodontia, Periodontia e muitos outros. Para entrar em contato, clique neste link.

 

Gostou da leitura? Também recomendamos: "Oil Pulling: Saiba Tudo Sobre a Técnica''.

Whatsapp